Projetos de Extensão

Programa de intervenção psicológica para promoção da parentalidade positiva – II

Coordenador: Mauro Luís Vieira E-mail institucional: mvieira@cfh.ufsc.br Página do projeto: http://www.nepedi.ufsc.br/projetos/ Área temática do projeto: Saúde Público-alvo: Comunidade acadêmica e externa Número de beneficiários: 30 pessoas Número de alunos de graduação envolvidos no projeto: 5 alunos

O ambiente familiar é um dos principais contextos promotores do desenvolvimento infantil, nesse ambiente as práticas parentais educativas e a relação coparental destacam-se por sua relação com o temperamento e comportamento da criança. Com vistas a promover o desenvolvimento infantil propõem-se um projeto de extensão com o propósito de promover o aprimoramento de competências parentais que possibilitem práticas educativas mais adequadas ao saudável desenvolvimento das crianças. Esse objetivo será alcançado por meio de um programa intervenção psicológica para promoção da parentalidade positiva ancorado em três eixos: 1) um grupo reflexivo para pais, mães e responsáveis; 2) acolhimento para pais, mães e responsáveis. A intenção do programa é promover práticas parentais positivas e a coparentalidade cooperativa com vistas ao estabelecimento de relações familiares saudáveis e à promoção do desenvolvimento infantil. O programa será desenvolvido no Serviço de Atenção Psicológica da UFSC. Espera-se como resultados do presente projeto de extensão: promover às famílias espaço para reflexão sobre seu funcionamento familiar; auxílio às famílias na conscientização de suas práticas educativas; percepção da necessidade de alterar alguns dos seus comportamentos e práticas; e percepção das mudanças no exercício da parentalidade e avaliação dos pais como mais respeitadores da identidade e do tempo da criança.  As alunas de graduação selecionadas para o projeto de extensão e contempladas pelo PROBOLSAS 2019 participam do projeto realizando as seguintes atividades: reuniões semanais, leituras, divulgação do projeto, entrevista e seleção dos participantes, planejamento e preparação das sessões, realização do grupo e redação dos relatórios semanais.

Resultados esperados

Para os pais e mães esse programa é importante por proporcionar um espaço de troca de experiências com outros cuidadores e pela oportunidade de refletir sobre suas preocupações, desafios, expectativas e experiências de ser responsável pela criação e educação de crianças. A educação parental tem como objetivo central promover a parentalidade positiva, a promoção de relações mais humanizantes e de qualidade afetiva e recíproca na educação das crianças no ambiente familiar. Programas de intervenção com os pais tem impacto positivo ao promoverem dinâmicas familiares positivas para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, espera-se como resultados do presente projeto de extensão: auxílio às famílias na conscientização de suas práticas educativas; percepção da necessidade de alterar alguns dos seus comportamentos e práticas, percepção das mudanças no exercício da parentalidade e avaliação dos pais como mais respeitadores da identidade e do tempo da criança.

 

Grupo de habilidades sociais na infância: desenvolvendo competência social para relacionamentos interpessoais positivos

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadora: Marina Menezes E-mail institucional: menezes.marina@ufsc.br Área temática do projeto: Saúde Público-alvo: crianças e pré-adolescentes, na faixa etária de 6 a 12 anos provenientes da comunidade acadêmica e externa à UFSC e seus pais/responsáveis Número de beneficiários: 20 pessoas Número de alunos de graduação envolvidos no projeto: 5 alunos

As habilidades sociais na infância são um conjunto de comportamentos de interação interpessoal necessários para o desenvolvimento da competência social, que inclui responsabilidade, empatia, assertividade, autocontrole, evitação de problemas e expressão de sentimento positivo. Os programas de promoção de habilidades sociais ampliam o repertório de comportamentos socialmente adequados e relacionamentos ajustados às capacidades individuais. O presente projeto objetiva desenvolver e implementar um programa de treinamento de habilidades sociais com crianças e pré-adolescentes, na faixa etária de 6 a 12 anos. O programa prevê a realização de dois grupos por semestre, totalizando 12 encontros semanais, com 90 minutos de duração, realizados no Serviço de Atenção Psicológica, SAPSI/ UFSC e no Fórum do Norte da Ilha, Florianópolis/ SC. As atividades são desenvolvidas através de interação lúdica, por meio de brinquedos e jogos. Os participantes responsáveis pela execução do projeto pretendem avaliar o repertório de habilidades sociais das crianças (no início e ao final do programa); comparar a competência social das crianças antes e após o treinamento de habilidades sociais; mobilizar a ativação de sentimentos, pensamentos e ações voltadas às situações de interação social; e promover a maximização das seis dimensões das habilidades sociais: empatia, assertividade, comunicação, civilidade, solução de problemas interpessoais e fazer amizades.

Resultados esperados

Espera-se que o desenvolvimento de habilidades sociais na infância auxilie na redução de problemas de comportamento e de aprendizagem, melhorando as condições de relacionamento com pares e com familiares, contribuindo para os contextos de desenvolvimento de crianças, adolescentes e famílias. Como serão 20 participantes crianças e pré-adolescentes, acredita-se numa difusão das informações do projeto por meio desses participantes, os quais, possivelmente relatarão suas experiências e as aprendizagens às suas redes sociais.