Equipe

Coordenador
Foto

Prof. Dr. Mauro Luís Vieira

E-mail: maurolvieira@gmail.com

Professor Titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obteve o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999/2000 e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012/2013 . Desenvolveu duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças.Trabalho na linha de pesquisa “Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico” do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Sua atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. É líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil” e colaborador no grupo de pesquisa “Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada”

_____________________________________________________________________________________________________________

Corpo Docente

Prof. Dra. Ana Maria Xavier Faraco

E-mail: anamf.tpl@gmail.com
Graduada em Letras, possui Licenciatura Plena em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Waterloo, Canadá (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Desenvolve suas atividades de pesquisa e extensao na área do Desenvolvimento, junto ao Nucleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPEDI) no Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu interesse maior é voltado ao Desenvolvimento Social e da Personalidade, com enfase nas relaçoes entre fatores como crenças e praticas parentais, cultura, relaçao de pares, auto-percepção, competência social, resolução de conflitos, e o desenvolvimento social e emocional da criança. Participa junto com colegas pesquisadores de outros países do ICSSED (International Consortiun for the study of social and Emotional Development) na realizaçao de estudos cross-culturais.
_____________________________________________________________________________________________________________

Profª. Drª. Maria Aparecida Crepaldi

Email: E-mail: crepaldi@cfh.ufsc.br
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo – ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale – APRTF, França. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal – UQÀM. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP). É pesquisadora do CNPq nível 1C. Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Atuou como docente no Programa Integrado de Residência em Saúde da Família e no Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde Hospital Universitário – UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC de 2011 a 2013 e subcoordenadora de 2010 a 2011. Membro do Comitê Assessor do CNPq 2016-2019. É consultora do CNSH (Conseil de Recherche en Sciences Humaines), Canadá. Tem experiência na área de pesquisa e intervenção em Psicologia da Saúde, Psicologia da Família e Terapia Familiar e de Casais.
_____________________________________________________________________________________________________________

Profª Drª Elisangela Böing

Email: elisangelaboing@gmail.com
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com especialização em Saúde da Família/ Modalidade Residência pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare – Instituto Sistêmico (2006); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009); Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Professora de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Servidora Pública Federal, cargo de Professor Auxiliar I, Departamento de Psicologia/ UFSC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Família, Psicologia da Saúde e Saúde Coletiva.
_____________________________________________________________________________________________________________

Profª Drª Marina Menezes

E-mail: menezesmarina@yahoo.com.br
Professora Adjunta A – Dedicação Exclusiva no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente atua como docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC. Possui Graduação em Psicologia – Universidade Federal do Paraná-UFPR , Mestrado em Psicologia (Área de Concentração: Psicologia e Sociedade) – Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e Doutorado em Psicologia (Área de Concentração: Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Realizou Estágio de Doutorando – PDEE com bolsa CAPES na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – Portugal nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia Pediátrica. É Especialista em Psicologia Clínica – Conselho Federal de Psicologia – CFP. Atuou como psicóloga clínica em consultório particular, atendendo crianças, adolescentes e famílias. Professora convidada e prestadora de serviço voluntário na Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI e pesquisadora do Grupo de Estudos de Vigilância e Atenção à Saúde (GEVAS), na Linha de Pesquisa: Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar (CNPq), do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da UNIVALI.Tem experiência na área de Psicologia Clínica com crianças, adolescentes e pais e em Psicologia Pediátrica. Desenvolve atividades docentes e de pesquisa em Psicologia Clínica, Psicologia Pediátrica, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Avaliação Psicológica, atuando principalmente com os seguintes temas: Psicologia Clínica, Psicopatologias da Infância, Psicoterapia Infantil, Psicologia Pediátrica, Hospitalização Infantil e Relações no atendimento em Saúde.
_____________________________________________________________________________________________________________

Equipe

Ana Carolina Wolff Mota (Doutora e Psicóloga Clínica)

Está cursando Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre pela instituição, cujo tema de pesquisa tem sido “Autismo” – tema este com o qual trabalha desde 1995. Possui graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2001), especialização em Psicologia nas Organizações pela PUCR-RS (2005) e em Avaliação Psicológica pela ACE-SC (2007). Atualmente, trabalha com avaliação psicológica para diferencial diagnóstico de TEA e com intervenção psicoeducacional com pessoas com autismo, em abordagem clínico-educacional. É professora de ensino superior desde 2005, principalmente em cursos de Psicologia e Pedagogia. Também atuou como supervisora de estágio em Psicologia Educacional e Comunitária. Atualmente, leciona no Instituto de Ensino Superior Santo Antonio. Atuou por mais de 12 anos na AMA – Associação de Amigos do Autista, de Joinville/SC, em funções como psicóloga e coordenadora técnica. As principais experiências profissionais, além da docência, são na área de Psicologia, com Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, pessoa com deficiência, inclusão social e educacional, processos educacionais e de ensino-aprendizagem, análise de comportamento humano. (Texto informado pelo autor)
_____________________________________________________________________________________________________________

Bárbara Lorenzi Garcia (Monitora)

_____________________________________________________________________________________________________________

Beatriz Dutra (Bolsista de Apoio Técnico)

Graduando da 5° fase do curso de Psicologia da UFSC. Desenvolve trabalhos no NEPEDI como bolsista de apoio técnico em pesquisas sobre parentalidade e desenvolvimento infantil.

_____________________________________________________________________________________________________________

Beatriz Pires Coltro (Mestranda)

Mestranda. Formada em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Estagiou em Clínica Infantil no Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), sob orientação da profª Dra. Marina Menezes. Foi bolsista de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI).
_____________________________________________________________________________________________________________

Bruna Puente Hensel (Bolsista de Iniciação Científica)

Atualmente é graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve trabalhos no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) como bolsista de iniciação científica CNPq, com ênfase em estudos sobre parentalidade e saúde mental.

___________________________________________________________________________________________________________

Camila Magalhães Nélsis (Voluntária)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Serviço Social e Assistente Social pela mesma Universidade. Atualmente atua como professora substituta no Departamento de Serviço Social da UFSC. Possui vínculo como servidora efetiva junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Estado de Santa Catarina, na área de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, prestando assessoria aos profissionais que atuam dentre outros públicos, com criança e adolescentes em serviços de acolhimento.

___________________________________________________________________________________________________________

Drª Carolina Duarte de Souza (Professora Colaboradora)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2006), com especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico (2010) e mestrado em Processos Psicossociais, Desenvolvimento e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGP UFSC (2012). Atuou no Educandário Santa Catarina (ESC), como psicóloga escolar e clínica, e como supervisora local de estágio da UFSC no ESC. Atendeu em clínica particular a famílias, adolescentes e adultos em Florianópolis de 2008 a 2010. Foi psicóloga pediátrica da Prefeitura Municipal de Cerro Largo (RS) e docente do curso de Psicologia da Faculdade Três de Maio – SETREM (RS) entre 2011 e 2013. Atualmente é docente do Curso de Psicologia da Estácio Floripa,
_____________________________________________________________________________________________________________

Cremildo Carlos Jorge (Doutorando)

Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique (Moçambique). Tem mestrado em Psicologia Educacional pela universidade Pedagógica, Moçambique(2012). Atualmente está cursando Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-graduação em Psicologia. O tema da tese é sobre relações entre crenças maternas e metas de socialização em dois contextos urbanos de Moçambique.

_____________________________________________________________________________________________________________

Isadora Lima Zanini (Bolsista de Extensão)

Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente participa como bolsista de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) sob orientação da profª Dra. Marina Menezes. Realizou estágio não-obrigatório no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/ UFSC) no ano de 2018. Possui interesse na temática da infância e desenvolvimento humano, com enfoque em processos de autorregulação.

_____________________________________________________________________________________________________________

Jaíne Foletto Silveira (Doutoranda)

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista da CAPES. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI).

_____________________________________________________________________________________________________________

Larissa Paraventi (Doutoranda)

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Psicologia pela UFSC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) de 2013 a 2016. Possui experiência em pesquisas relacionadas à área de Psicologia e Desenvolvimento Humano. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) da UFSC. Membro associada da Sollarium – Associação Caminho do Sol.
_____________________________________________________________________________________________________________

Laura Muneron Busatto (voluntária)

Atualmente é graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve trabalhos como voluntária no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI), com ênfase em estudos sobre parentalidade.

_____________________________________________________________________________________________________________

Luciane Guisso (Doutoranda)

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto a área de Desenvolvimento e Saúde. Mestrado em Psicologia Escolar na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2017). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente realiza especialização em terapia relacional sistêmica. Tem experiência na área de Psicologia escolar e educacional, famílias, famílias com filhos pequenos.
_____________________________________________________________________________________________________________

Maria Eduarda Garcia (Bolsista de Iniciação Científica)

Estudante de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

_____________________________________________________________________________________________________________

Marina de Carvalho Gama (Bolsista de Iniciação Científica)

Atualmente é graduanda de psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve trabalhos no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) como bolsista de iniciação científica CNPq, com ênfase em estudos sobre parentalidade e saúde mental.

_____________________________________________________________________________________________________________

Monica Barreto (Doutoranda)

Mestra e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em Terapia Relacional Sistêmica (Instituto Familiare) e especialização em Saúde da Família/ Modalidade Residência (UFSC). Atua como psicóloga do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) da Universidade Federal de Santa Catarina onde realiza atendimento clínico individual, terapia familiar e de casal e é supervisora local de estágio. Atualmente é integrante voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI).
_____________________________________________________________________________________________________________

Natália Lenzi (Mestranda)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Especialização em andamento em Psicologia da Saúde. Atualmente, é aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (PPGP-UFSC). Colaboradora do Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas (LABICC) da Faculdade de Psicologia da UFAM. Tem experiência na área de Psicologia com interesses principais nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia da Saúde e Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e promoção de saúde, saúde mental e terapia cognitivo-comportamental.

_____________________________________________________________________________________________________________

Tamires dos Santos (Doutoranda)

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM); Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

_____________________________________________________________________________________________________________

Tatiane M. Baccin Ambrós (Doutoranda)

Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA- Santa Maria). Mestrado em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutoranda em Psicologia – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC- SC). Bolsista CAPES, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI).Possui interesse na temática da infância e desenvolvimento humano.

_____________________________________________________________________________________________________________

Quele de Souza Gomes Santos (Doutoranda)

Psicóloga voluntária no Fórum Desembargador José Arthur Boiteux do Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Saúde e desenvolvimento psicológico (UFSC), mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA) e especialista em Planejamento e Gestão da Inovação Tecnológica (UFBA). Atualmente, desenvolve intervenções com foco no desenvolvimento socioemocional de crianças envolvidas em conflitos familiares, e outras atividades relativas a atuação do psicólogo no contexto jurídico, avaliação psicológica, orientação de pais e análise do comportamento.
_____________________________________________________________________________________________________________

Stefany Lunkes (Bolsista de Iniciação Científica)

Atualmente é graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve trabalhos no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) como bolsista de iniciação científica cnpq, com ênfase em estudos sobre parentalidade e o comportamento infantil.

_____________________________________________________________________________________________________________

Colaboradores Docentes Externos:

Carina Nunes Bossardi

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico, na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Graduou-se em Psicologia na UNIVALI (2006). Especialista em Intervenções Psicossociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2009). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFSC (2011). Foi bolsista de Doutorado Sanduíche pela Capes no período de Março de 2013 a Fevereiro de 2014 na Universidade de Montréal (UdeM) em Montréal, Canadá. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) – UFSC. Participa dos projetos: “A transmissão intergeracional da violência: a relação do conflito conjugal e parental com a agressividade entre pares de crianças de quatro a seis anos de idade”, realizado em parceria com o Canadá e o Laboratório de Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC) e “Investimento, envolvimento e engajamento paterno: o papel do pai no contexto familiar contemporâneo” – UFSC. Atualmente atua como professora do Curso de Psicologia e como professora colaboradora do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia (UNIVALI). Faz parte do grupo de pesquisa Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde do curso de Psicologia e do Grupo de Estudo de Vigilância e Atenção à Saúde (GEVAS) do Mestrado da Universidade do Vale do Itajaí. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano; Saúde e Família; Cuidado Parental; Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, a Psicologia nas intervenções sociais e Adaptação transcultural e validação de escalas e instrumentos para avaliar os processos de saúde familiar e o desenvolvimento infantil. (Texto informado pelo autor)
_____________________________________________________________________________________________________

Rovana Kinas Bueno

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutora do Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da CAPES (bolsa DS). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Montreal (UdeM), em Montreal – Canadá. Mestre em Psicologia (UFSC). Especialista em Terapia Individual, de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Graduou-se em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
_____________________________________________________________________________________________________________

 

Colaboradores do NEPEDI:

Alessandra Bonassoli Prado

Alice de Carvalho Ferreira 

Ana Paula Ribeiro Kobarg

André Luiz de Souza

Bruna Camillo Bonassi

Bibiana Beck Garbero

Débora Driemeyer Wilbert Rau

Diuvani Tomazoni Alexandre

Edi Cristina Manfroi

Eduarda Kammers Rita Momm de Lins

Eloisa Carolina Fernandes

Eloisa Helena Teixeira Fortkamp

Everley Rosane Goetz

Fabiane Vieira da Rosa

Fernanda Balem Tagliari

Fernanda Siqueira Valadão

Fernanda Hillmann Wanderlind

Gabriel Fernandes Camargo Rosa

Gabriela Amboni Borba

Gabriela Dal Forno Martins

Gabriela Mello Sabbag

Helena Kravchychyn

Idonézia Collodel Benetti

Isabella Goulart Bittencourt

Isabella Vitti

Izabele da Silva Faria

Janete Hansen

João Paulo Koltermann

João Rodrigo Maciel Portes

Josielly Pinheiro Westphal

Joyce Lucia Abreu Pereira Oliveira

Karen Cristine Teixeira

Karol Rodrigues Maes

Larissa Fanfa Vanderlinde

Larissa Fetter Wegner

Lecilia Duarte Barbosa Oliveira

Lilian Costa Silveira

Luíza Maria da Rocha Zunino

Manoela Clausen Vieira

Marcelo Richar Arua Piovanotti

Marcelo de Souza Fonseca

Maria Fernanda Borges Cardoso

Maria Luiza Iusten da Silva

Mariana Effting de Sousa Schmitz

Mariana Shubert Backes

Mariajosé Louise Caro Schulz

Marlene Botega

Meridiane Domingues de Deus

Michelly do Rocio Dellecave

Nathália Campos Perruso

Rafael Kim Bocca Czarnobai

Renata Pereira de Felipe

Ricardo Prado Martins

Samira Mafioletti Macarini

Sandra Adriana Nunes Neves

Sara Engel Voigt

Sara Rodrigues Lopes

Scheila Beatriz Sehnem

Simone Maidel

Tainá Baron Ludvig

Talita de Oliveira Custódio

Virginia Azevedo Reis Sachetti

Viviane Vieira

Wagner Souza Saldanha