Eventos

 

Visite a página de nossa pesquisa no Facebook para mais informações:

 

Capturar Pais e filhos: pensando em família

 

Eventos:

– Reunião de supervisão e preparação do grupo de pais e do projeto de pesquisa. (30.10.2018)

– Aluno João Paulo Koltermann e Beatriz Coltro participaram e apresentaram trabalhos no III Congresso Catarinense de Ciência e Profissão. Os trabalhos foram sobre as técnicas utilizadas e as experiencias acumuladas na realização dos grupos de pais de 2017.

 

– A aluna de PIBIC Larissa Paraventi do curso de Psicologia, membra da equipe NEPEDI, foi agraciada com o prêmio de um dos melhores trabalhos na grande área do conhecimento “Ciências Humanas e Sociais, Artes e Linguagens”. (site do PIBIC http://pibic.propesq.ufsc.br/). Esse é o resultado de um processo que envolveu dedicação, empenho e responsabilidade nas atividades realizadas por parte da acadêmica e equipe, sendo resultado de um projeto integrado entre o NEPEDI e LABSFAC e que envolve alunos de IC, pós-graduandos e docentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, valorizando os recursos investidos e as atividades realizadas nessa universidade e no departamento de psicologia em particular, onde estamos alocados. Link do resumo: clique aqui Capturar – Realizou-se nos dias 10 e 11 de outubro de 2016 o V Congresso Brasileiro, IV Congressos Iberoamericano e IV Congresso Lusobrasileiro de Psicologia da Saúde. O Evento aconteceu na UFSC. Banner Congresso Psi Saúde 2016

– Realizou-se ao longo do segundo semestre de 2015, grupos de pais! Confira abaixo. grupo pais - todos os encontros

 

– Realizou-se no dia 27 de março de 2015, às 14h na sala 332 do CFH a defesa de tese de Eloísa Helena Teixeira Fortkamp, intitulada: “Crenças e metas de socialização de pais de dois contextos urbanos brasileiros:uma análise do modelo de orientação de self”.   A defesa teve como banca examinadora: Dra. Lia Beatriz de Lucca Freitas (PPGP-URGS); Dra. Luciana Fontes Pêssoa (PPGP- PUC-RJ); Dra. Maria Aparecida Crepaldi (PPGP-UFSC); Dr. Adriano Hebrique Nuernberg (PPGP-UFSC). Orientador: Dr. Mauro Luís Vieira (Orientador PPGP-UFSC); Coorientadora: Dra. Ana Maria Xavier Faraco (PPGP-UFSC). IMG-20150328-WA0004     – No dia 06 de março de 2015 (sexta-feira), realizou-se a defesa de tese de doutorado de Carina Nunes Bossardi.   – No dia 02 de março de 2015 (segunda-feira), no auditório do CFH, às 8h30, realizou-se a defesa do memorial das atividades acadêmicas do Professor Dr. Mauro Luís Vieira, por meio do qual o mesmo tornou-se professor titular da UFSC. O texto do memorial encontra-se disponível no seguinte link: Memorial Dr. Mauro Luís Vieira. 10959910_957830560896061_7394935849734511038_n     11029483_957830717562712_3411383456299499053_n   – No dia 6 de fevereiro de 2015 realizou-se a defesa de dissertação de Mariana Schubert Backes e Mariajosé Louise Caro Schulz. A defesa de Mariana foi realizada no horário matutino, título de dissertação: A relação entre o envolvimento paterno e a abertura ao mundo em pais de crianças entre quatro a seis anos. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Crepaldi; Coorientador: Dr. Mauro Luís Vieira. A defesa de Mariajosé foi realizada no horário vespertino, título da dissertação:  A função paterna de Abertura ao Mundo na percepção de adolescentes. Orientador: Dr. Mauro Luís Vieira.

– Integrantes do Nepedi estavam presentes no IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, apresentando trabalhos e compartilhando conhecimentos! site   20141120_160243-1   20141120_160332-1 IMG_20141120_101203     IMG_20141120_102633   – Integrantes do Nepedi e Labsfac estavam presentes na 44ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). 20141024_165112 sbp isa     sbp lari   –

– Realizou-se no dia 15 de setembro de 2014 uma mesa redonda na Semana da Psicologia intitulada “Produção e socialização do conhecimento em rede nacional e internacional”. Os participantes foram: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira (coordenador); Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi; Profa. Dra. Ana Maria Xavier Faraco; Graduanda Isabella Goulart Bittencourt; Graduanda Larissa Paraventi; Doutoranda Carina Nunes Bossardi; Doutoranda Simone Dill Azevedo Bolze. foto 3   foto 5   foto 9   foto 2     – Realizou-se no dia 21 de março de 2014, uma reunião conjunta entre os laboratórios NEPeDI e LABSFAC, na qual as doutorandas Carina Bossardi, Lauren Beltrão e Eloísa Fortkamp relataram suas experiências de doutorado sanduíche no exterior (Carina e Lauren: Canadá; e Eloísa: Portugal).                   – Realizou-se no dia 14 de fevereiro de 2014, às 14h no mini-auditório do CFH a defesa de dissertação de Rovana Kinas Bueno. Título: Relações entre envolvimento paterno com filhos adotivos e estrutura familiar. Orientador: Dr. Mauro Luís Vieira. Coorientadora: Dra. Maria Aparecida Crepaldi. Banca examinadora: Dra. Rita Sobreira de Cassia Lopes; Dra. Carmen Leontina O. O. Moré; Dra. Ariane Kuhnen; Dra. Daniela Ribeiro Schneider; Dra. Ana Maria Faraco de Oliveira (suplente).     – Dia 25 de novembro de 2013 foi realizada a defesa de dissertação de João Rodrigo Maciel Portes. Título da dissertação: “Crenças e metas de socialização de pais e mães com filhos com Síndrome de Down”. Orientador: Mauro Luís Vieira; Coorientadora: Ana Maria Faraco de Oliveira. – Realizou-se no dia 1º de outubro de 2013 a conferência intitulada “A brincadeira turbulenta entre pais e filhos em idade pré-escolar”, com o Dr. Daniel Paquette. Atualmente estamos vivenciando um processo de crescente envolvimento paterno, principalmente em sociedades ocidentais e industrializadas.  Os pais estão cada vez mais cedo envolvidos no cuidado com os filhos e filhas.  Além disso, uma das formas mais comuns de interação do pai com os filhos(as) é através de jogos físicos, como por exemplo, brincadeiras turbulentas. Esse tipo de interação tem como objetivo desenvolver o autocontrole e autoconfiança da criança, que estão relacionados com o seu desenvolvimento socioemocional. Nesse sentido, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) e o Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade(LABSFAC) convidaram a todos para assistir conferência a ser ministrada sobre o tema mencionado pelo renomado professor Dr. Daniel Paquette, da Escola de Psicoeducação da Universidade de Montreal (Canadá).  O evento aconteceu no dia 01 de outubro (terça-feira) das 14 às 16 horas no Mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.  Houve tradução do francês para o português durante a conferência. Serão fornecidos certificados aos participantes. Contato: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira – maurolvieira@gmail.com

  – Realizou-se no dia 18 de setembro de 2013 uma reunião com o PhD Daniel Paquette, da University of Montreal (Canadá). O principal assunto abordado na reunião foi o procedimento chamado “The Risky Situation”, que avalia a teoria de relação de ativação pai-criança.      

– CENTRE D’ÉTUDES ET DE RECHERCHES SUR LE BRÉSIL (CERB) Université du Québec Courriel: cerbcsf@er.uqam.ca Internet: http://bresil.uquebec.ca/po/ Facebook: http://www.facebook.com/UQCienciaSemFronteiras   CHAMADA: Estudantes brasileiros podem se candidatar aos cursos da maior rede de universidades do Canadá, a Université du Québec (UQ). Através do programa Ciência sem Fronteiras, estudantes de diversas áreas de graduação, doutorado e pós-doutorado podem se unir a outros 91 mil estudantes em uma das oito unidades da rede. A Université du Québec (UQ) foi criada em 1968 pelo governo do Québec e constitui uma rede pública de ensino superior, de língua francesa, com 750 programas de estudo de graduação e pós-graduação reconhecidos internacionalmente. A rede conta ainda com diversos grupos de pesquisa, laboratórios e cátedras que abordam temas como Limnologia e Ambiente Aquático, Biofarmacêutica, Simulação Climática, Estudos Florestais, Modelo Espacial, Biologia Vegetal, Eletrônica Industrial, Oncologia, Neurociência, Animação 3D e Design Numérico, Energia Renovável, Recursos Minerais, Aquicultura, Hidrogeologia, Robótica, Toxicologia Ambiental, Matemática Informática, Mecânica e Eco Materiais, Tecnologia Avançada de Materiais Leves, Genética da Asma, Dendrocronologia, Comunicação sem Fio, Construção Durável, Conversão de Energia, Biocarburetos, entre outros. Para conhecer mais sobre nossos campi, programas, cursos de idioma e processo de admissão, entre em contato diretamente através do nosso e-mail cerbcsf@uqam.ca  ou visite nossas páginas:  http://bresil.uquebec.ca/po/ e http://www.facebook.com/UQCienciaSemFronteiras.     – Dia 08 de março de 2013 foi realizada a defesa de dissertação de Michelly Dellecave. Título da dissertação: “O bullying na percepção de meninos e meninas do ensino fundamental e do ensino médio”. Orientador: Mauro Luís Vieira.

  

  – Ocorreu em São Paulo, entre os dias 17 a 20 de outubro, a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.   – Ocorreu em Florianópolis, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2012, a III Reunião Anual do IBNeC e o IV Fórum em Neurobiologia do Estresse.

Uma das mesas redondas do evento teve a seguinte composição: Dr. Mario Juruena (USP-RP) – “Estresse precoce, depressão e transtornos de personalidade”; Dr. Mauro Luís Vieira (UFSC) – “Considerações filogenéticas sobre os cuidados parentais e o desenvolvimento infantil”; e o Dr. Rodrigo Grassi de Oliveira (PUC-RS) – “Psicobiologia dos maus-tratos na infância”.

            – Dia 02 de agosto de 2012 foi realizada a defesa de tese de Simone Maidel. Título da tese: “Relações de entre estilo parental e estilo parental na internet e suas implicações para a exposição ao risco online”. Orientador: Mauro Luís Vieira. A banca foi composta pelos seguintes pesquisadores: Denise Falcke; Lidia Dobrianskyj Weber; Emílio Takase e Ana Maria Faraco de Oliveira.         – Ocorreu no Canadá, entre os dias 8 e 12 de julho, o 22nd Biennal Meeting/ISSBD (International Society for the Study of Behavioural Development) 2012University of Alberta, Edmonton Alberta – Canadá.                           Trabalhos da Universidade apresentados no evento: –  Ocorreu de 6 a 9 de junho de 2012, em Minhas gerais, o XIV Simpósio ANPEPP, cujo tema central foi Produção e Divulgação Científica: os desafios da interdisciplinaridade.   – No dia 4 de maio de 2012 realizou-se uma reunião de toda equipe do NEPEDI, na qual ocorreu a apresentação dos integrantes e os projetos que estão sendo desenvolvidos. Também aproveitou-se o momento para realizar uma confraternização do grupo.

– Dia 27 de abril de 2012 foi realizada a defesa de dissertação de Carolina Duarte de Souza. Título da dissertação: “Caracterização da agressividade entre pares de crianças por professores pré-escolares”. Orientador: Mauro Luis Vieira. Co-orientadora: Maria Aparecida Crepaldi.   – Palestra no Rio de Janeiro ministrada pelo Profº Dr. Mauro Luis Vieira:

– Dia 10 de abril de 2012 foi realizada a defesa da tese de Edi Cristina Manfroi.  Título da tese: “Autopercepção na pré-adolescência: relação com qualidade do vínculo de apego no ambiente familiar e qualidade das amizades entre pares”. Orientador: Drº Mauro Luis Vieira. Co-orientadora: Drª. Ana Maria Faraco.

– Dia 13 de fevereiro de 2012 foi realizada a defesa da dissertação de Viviane Vieira.  Título da dissertação: “Apoio social materno e desenvolvimento infantil: crianças nascidas a termo e pré-termo”. Orientador: Drº Mauro Luis Vieira. Co-orientadora: Drª. Lecila Duarte Barbosa Oliveira.

– Dia 8 de fevereiro de 2012 foi realizada a defesa da tese de Sandra Adriana Neves Nunes. Título da tese: “Contribuições da qualidade do vínculo de apego e das práticas parentais nos problemas externalizantes e internalizantes dos filhos”. Orientador: Drº Mauro Luis Vieira. Co-orientadora: Drª. Ana Maria Faraco.